quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pequeno Grande C

Ao longo deste ano letivo os alunos das turmas FZ-1, FZ-5 e FZ-6 participaram no concurso O PEQUENO GRANDE © .

Pequeno Grande C é um projeto promovido em parceria pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada e a Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido aos alunos das escolas do 1º e do 2º ciclos do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.

Os alunos, coordenados pelas professoras titulares Elisabete Santos, Carla Monteiro e Ana Paula Silva e pela professora Teresa Rodrigues, coordenadora da biblioteca criaram os seus livros de autor. Pretendeu-se assim estimular a imaginação das nossas crianças e motivá-las para a escrita e, embora as nossas obras não tenham sido selecionadas, fica uma experiência inesquecível que permitiu desenvolver a criatividade e estimular a fantasia dos nossos alunos.

Para que todos possam ver um pouco do trabalho desenvolvido, aqui fica o registo.

Os trabalhos desenvolveram-se em 7 sessões na sala de aula e na biblioteca. Na primeira sessão, foi feita a apresentação do projeto e respetivo regulamento e foram exibidas as videotuturias da Catarina Requeijo de forma a despertar o interesse e semear já algumas ideias. A Professora Bibliotecária explicou como se podiam inventar uma história e deu o exemplo de algumas técnicas que permitem ter ideias.


De seguida, para estimular a criatividade dos alunos, partiu-se das partículas mais pequenas da escrita - as letras. Assim, os alunos foram convidados a construir uma história a partir dos seus próprios nomes. Num primeiro momento, todos os alunos desenharam as formas a partir das letras dos seus nomes e, na segunda sessão, já divididos em grupos de quatro, inventaram uma história a partir dos elementos desenhados pelos membros do grupo. A opção de incluir todos os elementos desenhados ou só alguns ficou ao critério de cada grupo. Todo este processo foi acompanhado pela professora titular e pela professora bibliotecária. Na turma do primeiro ano, os alunos construíram a história oralmente.
Na terceira sessão, os grupos finalizaram os seus textos e o porta-voz de cada grupo apresentou a história e explicou quais foram os elementos que estiveram na sua origem.
Na quarta sessão os alunos assistiram às videotutorias da Ana Romana para perceberem melhor o que pode ser esse objeto que nos conta uma história e poderem também desmistificar a ideia do livro “tradicional” como um conjunto de folhas, unidas sequencialmente por uma lombada à esquerda, que se pode folhear da direita para a esquerda, contendo informação normalmente dos dois lados da página. Também assistiram a dois vídeos da Margarida Botelho de forma a perceberem que há técnicas muito diversas de ilustração e que se deve fazer um plano.
A próxima tarefa foi, então, fazer um Story Board e cada grupo decidiu quantas páginas iria ter cada livro e como seriam distribuídos o texto e as ilustrações.
Essa planificação foi elaborada recorrendo a vários retângulos de papel onde foram feitos os esboços da ilustração escolhida. Esses retângulos, que simbolizavam as folhas do livro, foram fixados na parede e sobre eles foram colados os trechos do texto selecionado para cada página.
Na quinta e na sexta sessões os alunos construíram as ilustrações para cada uma das páginas dos seus livros. As professoras deram algumas sugestões e apoiaram os trabalhos.
Na sétima sessão, os livros de cada um dos quatro grupos, foram finalizados com a respetiva encadernação e procedeu-se à votação para a escolha da obra que iria a concurso.


Obras que foram a concurso:
O GIGANTE TRISTE com encadernação japonesa e várias técnicas de ilustração: colagem, lápis de cera, lápis de carvão e marcadores da turma FZ6

A COBRA POLI, um Leporello onde foram usadas várias técnicas de ilustração: colagem, lápis de cera, lápis de carvão e marcadores da turma FZ5

A FADA TRAQUINA, da turma FZ1.
Para finalizar este livro, uma vez que se tratava de uma turma de primeiro ano com alunos que ainda não sabiam ler muito bem, a professora titular teve a ideia de gravar a história.  Para levar essa tarefa a cabo, foi pedida a colaboração dos pais para “treinar” os filhos. Os pais tinham de ler várias vezes as frases para que os seus filhos as decorassem. A encadernação deste livro consiste numa caixa que contem um CD-audio com a história e quatro cubos dobrados. Quando a caixa é aberta, os pedaços de papel saltam e formam-se quatro cubos com quatro faces de cada cor. O objetivo é que a criança ouça a história e consiga construir os puzzles seguindo as cores pela ordem que estão na caixa!


Algumas das obras de outras escolas que venceram o concurso.

Há vencedores mas não há vencidos. Pela dedicação e pelo engenho de que deram provas os participantes são certamente todos merecedores de “menção honrosa”.

O Pequeno Grande C

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